7Formação de professores e criança-sujeito: a invenção de uma práticaA percepção da carga horária segundo o olhar do professor author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

ESPERIDIAO, Neide, CARDIERI, Elisabete, DAVID, Rita de Cássia Ribeiro et al. Cenários musicais e a formação do professor: aproximações na direção da criança como sujeito. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 24 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100067&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho objetiva refletir sobre a formação dos educadores na direção da criança-sujeito, frente às exigências suscitadas pelas transformações sócio-culturais e educacionais da sociedade contemporânea. As mudanças promovidas pelo mercado e as novas configurações na cultura revelam-se de múltiplas formas nas relações cotidianas e, por sua vez, no cotidiano escolar, confrontando-se com "semblantes dos professores" estabelecidos pelo paradigma da Modernidade. Os ideais da racionalidade ainda inspiram concepções sobre a criança, a escola, o professor, a educação e deixam escapar a dimensão de singularidade que sustenta cada sujeito implicado nas relações escolares. A Psicanálise desvela, a partir de Freud, a singularidade do sujeito revelada pelo inconsciente. Segundo Lacan, o sujeito é sempre da ordem do indeterminado, pois o sujeito é o sujeito do inconsciente. Podemos reconhecer em diversas manifestações artísticas e, em particular, na música, a dimensão do inconsciente presente na produção e escuta musicais, à revelia da intenção do sujeito e como inscrição da pulsão no campo da cultura. Tomando-se os discursos dos sistemas musicais modal, tonal e atonal como metáforas de cenários que se inscrevem na música e estão presentes na relação dialética professor-aluno, eu-Outro, podemos indagar se os educadores estão "desafinados" e em descompasso nessas relações de alteridade. Hoje, os educadores não sabem o que fazer no cenário atonal. O aluno não quer saber e o professor, também não quer mais saber. Nesse contexto, os questionamentos nos remetem a reflexões no âmbito da psicanálise: quais as modalidades de gozo que se instauram nessas relações de alteridade? De que forma os professores podem aprender com o novo paradigma musical para escutarem a criança-sujeito? Possivelmente, a mudança de paradigma na relação homem-som musical e suas implicações nas práticas educativas possam vir a contribuir para "afinar" a escuta e a formação dos educadores na direção da criança-sujeito.

Keywords : cenários musicais; formação de professores; criança-sujeito.

        · text in portuguese