7Cenários musicais e a formação do professor: aproximações na direção da criança como sujeito(In)formação de professores: questões sobre o trabalho na instituição author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

MOURA, Patricia Rosania de Sá. A percepção da carga horária segundo o olhar do professor. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100068&lng=en&nrm=iso> .

O principal objetivo deste estudo consiste em identificar os efeitos da carga horária dos professores que atuam em uma intituição de ensino superior (IES) privada. Origina-se da própria experiência da pesquisadora que já atuou como professora em duas universidades privadas e da ínfima quantidade de pesquisa nesta área. Para isso foram selecionados 27 professores que trabalham em uma IES privada com características difersificadas como sexo, idade, estado civil, tempo de profissão docente, carga horária de trabalho e formação acadêmica. A abordagem qualitativa deste estudo baseou-se na psicossociologia clínica do trabalho de inspiração psicanalítica. Os instrumentos utilizados foram compostos de entrevista individual compreensiva e não diretiva, observação em sala de aula e alguns documentos oficiais da instituição. Uma vez que a análise dos dados baseou-se nos discursos subjetivos dos professores, os resultados apresentaram-se bastante diversificados. A história singular de cada parofessor é um elemento que infuencia na percepção da sua carga horária e no seu ritmo de trabalho. Assim, a análise da intensidade da carga horária relevou-se bastante complexa uma vez que para alguns professores é possível suportá-la enquanto que para outros ela se torna impraticável.

Keywords : professor; ensino superior privado; carga horária.

        · text in portuguese