7A percepção da carga horária segundo o olhar do professorO sujeito refém do orgânico author indexsubject indexsearch form
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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

VARELLA, Priscila. (In)formação de professores: questões sobre o trabalho na instituição. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 28 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100069&lng=en&nrm=iso> .

A intenção nesta comunicação é interrogar os limites e alcances do trabalho como psicóloga, em uma rede pública de ensino, onde uma das atribuições é a formação de professores. Eles são indicados para compor grupos de formação por terem em sala de aula algum aluno "de inclusão". Essa indicação se dá a partir de uma suposição de conhecimento, que é imaginária e idealizada como 'a' solução para os problemas, especialmente no tocante à inclusão. Fazendo uso, em extensão, dos instrumentos da psicanálise e na tentativa de avançar para além da generalização e universalização que caracteriza a instituição me interrogo: quais os (im)possíveis na realização desse trabalho, nos limites da instituição, que considere a singularidade desses a(u)tores e que tenha como direção implicá-los em seu fazer? Será possível produzir efeitos outros para além da busca do conhecimento especializado (objeto) como solução de problemas (necessidade)? Será possível intervir desde um lugar de extimidade, um lugar de estranhamento fundado a partir do suposto saber?

Keywords : Formação de professores; instituição; psicanálise.

        · text in portuguese