7A percepção da carga horária segundo o olhar do professorO sujeito refém do orgânico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versión

Resumen

VARELLA, Priscila. (In)formação de professores: questões sobre o trabalho na instituição. In Anales del 7 Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [citado 03 Mayo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100069&lng=es&nrm=iso> .

A intenção nesta comunicação é interrogar os limites e alcances do trabalho como psicóloga, em uma rede pública de ensino, onde uma das atribuições é a formação de professores. Eles são indicados para compor grupos de formação por terem em sala de aula algum aluno "de inclusão". Essa indicação se dá a partir de uma suposição de conhecimento, que é imaginária e idealizada como 'a' solução para os problemas, especialmente no tocante à inclusão. Fazendo uso, em extensão, dos instrumentos da psicanálise e na tentativa de avançar para além da generalização e universalização que caracteriza a instituição me interrogo: quais os (im)possíveis na realização desse trabalho, nos limites da instituição, que considere a singularidade desses a(u)tores e que tenha como direção implicá-los em seu fazer? Será possível produzir efeitos outros para além da busca do conhecimento especializado (objeto) como solução de problemas (necessidade)? Será possível intervir desde um lugar de extimidade, um lugar de estranhamento fundado a partir do suposto saber?

Palabras llave : Formação de professores; instituição; psicanálise.

        · texto en portugués