7Abordagem clínico-pedagógica do mal-estar das crianças frente às dificuldades escolaresEducação à distância do corpo docente author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

PETRI, Renata. Os impasses psíquicos na contemporaneidade e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 20 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100072&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho tem como objetivo contribuir para a elucidação dos efeitos subjetivos das mudanças operadas no laço social contemporâneo, sobretudo sua incidência no universo escolar. Pretende-se pensar na relação que as atuais e frequentes articulações sintomáticas que aparecem no espaço escolar, tais como o chamado TDHA, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, fobias, inibições, etc, sintomas que normalmente comprometem a relação da criança com o conhecimento, mantêm com o discurso social vigente e o impacto que têm na capacidade de aprender, ou no desejo de saber da criança. O discurso hegemônico da atualidade é o discurso da ciência, na sua versão mercantilizada. A ciência inventa objetos para a satisfação humana, a serem fabricados e oferecidos no mercado. A principal característica deste discurso, em comparação com os demais discursos nomeados pela psicanálise, é justamente o fato de não fazer laço social, o sujeito é tomado como objeto, acarretando uma decomposição dos laços sociais tradicionais. Como pensar a aprendizagem neste cenário? Como a ilusão capitalista comparece na escola? Que implicações tal configuração sócio-cultural têm na subjetividade contemporânea? Como esse discurso aparece no universo escolar? Que efeitos o discurso capitalista tem sobre os alunos e sobre o processo de ensino/aprendizagem? São algumas pontos que se pretende discutir neste trabalho.

Keywords : subjetividade; cotidiano escolar; discurso capitalista.

        · text in portuguese