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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para a elucidação dos efeitos subjetivos das mudanças operadas no laço social contemporâneo, sobretudo sua incidência no universo escolar. Pretende-se pensar na relação que as atuais e frequentes articulações sintomáticas que aparecem no espaço escolar, tais como o chamado TDHA, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, fobias, inibições, etc, sintomas que normalmente comprometem a relação da criança com o conhecimento, mantêm com o discurso social vigente e o impacto que têm na capacidade de aprender, ou no desejo de saber da criança. O discurso hegemônico da atualidade é o discurso da ciência, na sua versão mercantilizada. A ciência inventa objetos para a satisfação humana, a serem fabricados e oferecidos no mercado. A principal característica deste discurso, em comparação com os demais discursos nomeados pela psicanálise, é justamente o fato de não fazer laço social, o sujeito é tomado como objeto, acarretando uma decomposição dos laços sociais tradicionais. Como pensar a aprendizagem neste cenário? Como a ilusão capitalista comparece na escola? Que implicações tal configuração sócio-cultural têm na subjetividade contemporânea? Como esse discurso aparece no universo escolar? Que efeitos o discurso capitalista tem sobre os alunos e sobre o processo de ensino/aprendizagem? São algumas pontos que se pretende discutir neste trabalho.

Palavras-chave : subjetividade; cotidiano escolar; discurso capitalista.

        · texto em português