7Os impasses psíquicos na contemporaneidade e suas implicações no processo de ensino/aprendizagemPsicanálise, infância e estruturas não decididas: o que cabe ao analista frente ao atendimento de crianças? author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

SACCO, Ricardo Dias. Educação à distância do corpo docente. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100073&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho vai na contramão do firmamento metodológico que insiste em ignorar que educar e ser educando sejam condições sujeitas ao imprevisto e que algo teima em escapar mesmo que, por desenvolvimento de pesquisas ou descoberta científica, passe a ser possível abranger todas as variáveis cabíveis no espaço físico escolar ou nas condições psico-sociais de alunos, pais, profissionais da escola etc. e sustenta que, o responder tão somente às demandas contemporâneas de economia generalizada (também psíquica), traz por conseqüência o esvaziamento do teor da educação quando justamente se interdita o que a sustenta: a transferência.

Keywords : educação à distância; corpo; transferência.

        · text in portuguese