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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

A Psicanálise de crianças tem uma longa história clínica que permite, atualmente, refletir sobre seus alcances e insucessos, bem como questionar o alcance da interferência precoce para o adoecimento psíquico no adulto. Para articular tal questão, este texto aborda a noção de estrutura não decidida na infância, partindo da premissa que a finalização das possibilidades de estrutura somente se fariam após a efetiva entrada na dimensão simbólica - ao final do Édipo. Não decidida a estrutura, nem por isso menos organizada, já que podem ser percebidas precocemente as marcas de uma trajetória que considera ou não a presença da Lei, referência necessária ao ordenamento simbólico. Como eixo de discussão, apresentam-se considerações acerca do atendimento às crianças da primeira infância, antes mesmo da aquisição da linguagem, discutindo-se o compromisso ético do psicanalista de crianças, das instituições que cuidam da infância (abrigos e creches) e dos pais.

Palavras-chave : Intervenção precoce; Estruturas não decididas; Psicanálise de crianças.

        · texto em português