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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


 ISBN 978-85-60944-12-5

Abstract

RODRIGUES, Rogério. A questão do educador: seria a vontade em educar uma possível modalidade do exercício da crueldade ou a impossível busca da realização da emancipação do sujeito?. In Proceedings of the 7th Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito, 2008 () [online]. 2009 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032008000100075&lng=en&nrm=iso> .

Pode-se observar, entre diversos pais e educadores, a presença muito comum da idéia da necessidade de educar o outro para a vida em sociedade e, principalmente, para a plena inserção do sujeito no mundo do trabalho, de modo a torná-lo "sujeito do bem". De um modo geral, os pais e os educadores partem da premissa de que a educação tem importância para potencializar ao máximo o pleno desenvolvimento pessoal e para garantir ao sujeito educado as condições necessárias para o ingresso na vida social e profissional. Esta justificativa da educação como algo essencial para a plena formação do sujeito é a base sólida em que se erguem muitas das práticas educativas que exercem de modo obstinado a condução do sujeito para sua "plena formação". Portanto, a obstinação em querer educar para a sociedade permite também o surgimento de educadores com a atuação compulsiva em querer educar o outro na completude em ser. Entretanto, como um verdadeiro "mal estar" o outro não corresponde aos anseios do educador. Isso, de certo modo, acaba favorecendo o fortalecimento da compulsão de querer educar o outro. Seria a vontade em educar uma possível modalidade do exercício da crueldade? Ou seria a obstinação do educador fundamental para conduzir a impossível produção de sua emancipação em "vir a ser" o sujeito? A partir desta oposição na formação educativa do sujeito, este artigo pretende abordar a questão da vontade em educar no paradoxo, ou seja, as práticas educativas obstinadas acabam servindo de base para a plena inibição e/ou para o surgimento do pensamento crítico do sujeito ao permitir o questionamento das "manias educacionais" de pais e educadores.

Keywords : Educação; Psicologia da Educação; Emancipação.

        · text in portuguese