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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Uma das particularidades da psicanálise com crianças é o fato de que estas se encontram em plena estruturação subjetiva. Esta condição da infância delineia uma temporalidade própria, que localiza a criança na conjunção entre o passado, o futuro e o presente, tempo do seu desenvolvimento. Compreendemos que o desenvolvimento se constitui a partir de aspectos estruturais: o orgânico, o cognitivo e o psíquico; e instrumentais: a linguagem, a aprendizagem, os hábitos de vida diária, os jogos, as relações sociais e a psicomotricidade. De fato, o desenvolvimento se apresenta como uma das primeiras provas da qual esta criança-filho deve dar conta, para se mostrar capaz da função de imortalizar seus pais. Daí que dizemos que os aspectos instrumentais têm efeito estrutural. Por isso, e pela sua responsabilidade ética para com este sujeito em constituição, o psicanalista de criança precisa ter um saber transdisciplinar sobre o desenvolvimento, podendo identificar dificuldades em todos os seus aspectos; de modo a fazer as intervenções e encaminhamentos necessários para garantir as condições para o mesmo. Com isso, não se pretende anular as especialidades, o que se pretende é reafirmar a impossibilidade de se trabalhar com crianças fora do amparo de uma equipe interdisciplinar. Após uma discussão teórica será apresentado um caso clínico que ilustra as questões levantadas.

Palavras-chave : Psicanálise da infância; transdisciplina; desenvolvimento infantil.

        · texto em português