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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

A estruturação da criança é atravessada pela sua relação com o discurso do outro, desviando-se do naturalismo desenvolvimentista presente ainda em parte no discurso científico. A esta tese, se junta o pressuposto de que esta relação se funda através da linguagem, que anima os discursos que são dirigidos à criança e sobre a criança. A constituição do sujeito se faz pela transmissão de um desejo que não é anônimo, envolvendo aquele que transmite, o que recebe e o que é transmitido. Esse trabalho ocupa-se do efeito estruturante que o discurso médico, produz na criança no momento em que esta se encontra em ascensão ao estatuto de sujeito. Este discurso para instituir-se precisa destituir um saber anterior, o do discurso parental, enredando este que apontava para as possibilidades do ser, para se referir a partir de então somente às condições do organismo. O lugar do pai encontra-se em franca transformação na atualidade, gerando instabilidade na forma como este desempenha suas funções. A falência do discurso paterno promove o saber médico científico à condição de único saber sobre a criança. Analisamos assim, as implicações produzidas pelo discurso médico, no ato do proferimento diagnóstico, na relação dos pais com seu filho, e o crescente domínio deste discurso acerca de tudo o que concerne ao saber sobre o outro, instituindo um pai científico e sem face. Este novo pai promove os impasses da constituição do sujeito, que permanece na fronteira de uma organização, oscilando na tentativa de produzir um engajamento estrutural produzindo um estado limite. A Investigação, das correlações entre o dizer e o diagnóstico e suas conseqüências na estruturação da criança, produz no discurso paterno um esvaziamento da predicação desejante e favorece a novas formas de estruturação do sujeito nos limites fronteiriços, resultante das marcas da indecisão entre o saber do desejo parental e o saber científico dos pais do conhecimento.

Palavras-chave : Estruturação do sujeito; teoria do discurso; clínica psicanalítica.

        · texto em português