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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito
ISBN 978-85-60944-12-5 versão
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Resumo
No presente trabalho proponho um exercício de leitura de textos argumentativos visando a descrever os mecanismos lingüístico-discursivos mobilizados para sustentar o ponto de vista adotado por um jornal de grande circulação. Para tal, tomei como objeto de análise os textos publicados no jornal O Estado de São Paulo, de 03 de maio a 21 de junho de 2007, relativos à greve na Universidade de São Paulo (USP), selecionando aqueles nos quais a presença da argumentação era mais declarada: os editoriais e os textos opinativos. A pergunta de pesquisa foi: quais dispositivos lingüístico-discursivos são prioritariamente utilizados por um jornal em textos opinativos para persuadir o leitor da pertinência de seu ponto de vista? Para respondê-la, os dados foram analisados com base no estudo dos predicados (CHIERCHIA, 2003) empregados com relação a lados antagônicos representados quanto à greve na USP. A partir da análise de tais textos, foi possível depreender como os predicados são usados na construção da argumentação presente na linguagem (DUCROT, 1972).
Palavras-chave : Escrita; predicados e argumentação.