7Delegando decisões: o jornal e sua relação com o leitorPensando a formação da identidade docente: o que um espaço de escuta analítica pode propiciar a jovens estudantes de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Neste texto pretendemos relatar, resumidamente, os estudos de uma pesquisa em fase de realização no Programa de Pós - Graduação da FE - USP, na qual objetivamos a reflexão acerca da noção de verdade na obra de Michel Foucault e Jacques Lacan e no campo da educação. Considerando as distinções e as aproximações da psicanálise e da filosofia à questão da verdade, buscamos nesses autores um sujeito que não seja dado a priori e desse modo, uma noção de verdade que não tem a ver com o verdadeiro ou o falso da educação, mas com o que significa a produção de verdades justificadas nos fundamentos racionais estabelecidos pela demanda do campo da educação.

Palavras-chave : verdade; educação; Michel Foucault; Jacques Lacan.

        · texto em português