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Formação de Profissionais e a Criança-Sujeito


ISBN 978-85-60944-12-5 versão

Resumo

Pesquisa realizada com professores da rede pública do ensino fundamental e médio, em Brasília, apontou para a possibilidade de estabelecer uma relação entre a subjetividade, a história de vida pessoal e escolar do professor e sua prática docente. Por meio de memórias educativas dos professores pôde-se apreender categorias temáticas que refletiram como a vida pessoal, subjetiva, do professor imprime marcas na sua trajetória profissional e no saber-fazer de sua prática pedagógica. Dentre os fragmentos retirados das memórias educativas destacou-se a importância atribuída aos primeiros mestres, que conseguiram ser suporte libidinal dos investimentos dos alunos, fazendo semblante de quem sabe e desempenhando um papel fundamental na representação dos "ideais", por conta de uma relação transferencial positiva. Verificou-se as instâncias ideais operando nessa relação, onde a paixão transferencial (imaginária) não impediu a paixão pelo conhecimento (simbólico). Ao ocupar o lugar de mestre barrado, alguns professores mencionados nos relatos realizaram a transmissão de conhecimentos e de um saber a seus alunos, deixando as marcas de seu estilo, marcas carregadas de seu desejo, oferecendo aos alunos o seu próprio estilo de relação com o objeto do conhecimento. Ainda a partir dos fragmentos das memórias, verificou-se as funções parentais como facilitadoras do encontro com a cultura, uma vez que não impediram ou impuseram obstáculos à pulsão epistemofílica. Nos relatos sobre o ciclo de vida profissional foi possível o entendimento de que o aperfeiçoamento profissional do professor integra aspectos pessoais e culturais na sua evolução e, aliados às experiências de vida e profissionais, repercutem na forma de ensinar e de conduzir o ato educativo. Assim, o reconhecimento da importância da subjetividade como um dispositivo na formação de professores é pertinente, como instrumento privilegiado de reflexão e de ação.

Palavras-chave : psicanálise e educação; formação de professores; subjetividade.

        · texto em português