8As contribuições de Freud para o debate sobre educação e inibição intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

BOMFIM, Adriana Pereira e CHAUVET, Márcia Barra Milhomens. Memória educativa e formação docente: o lugar ou (não) lugar dos saberes nas investigações orientadas pela psicanálise.. In: O DECLINIO DOS SABERES E O MERCADO DO GOZO, 8., 2010, São Paulo. Anais eletrnicos... FE/USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100002&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 29 Abr. 2024.

Este trabalho é resultante de duas pesquisas de mestrado, já concluídas, que investigaram os possíveis efeitos que a leitura psicanalítica pode trazer à formação de professores, em especial aqueles que trabalham com crianças e adolescentes fora do suposto padrão de normalidade - com algum tipo de deficiência e em situação de vulnerabilidade/risco social. Neste sentido, discutiu-se, a partir dos relatos escritos dos docentes como a presença do saber inconsciente pode influenciar e interferir no saber-fazer pedagógico, bem como nos saberes instituídos, fruto de uma formação cartesiana e tecnicista, que despreza a dimensão subjetiva, inerente ao ato educativo. Nas investigações, a Memória Educativa foi o principal dispositivo de pesquisa, onde elementos subjetivos emergem, revelando os lugares e (não) lugares ocupados pelo saber, sobretudo o inconsciente, nas trajetórias de vida e formação profissional dos educadores. Por conseguinte, foi possível perceber, a partir dos escritos docentes, o que conduziu a escolha pelo trabalho com estes alunos, em especial, o que os mantém neste lugar repleto de saberes desconhecidos, que os incomoda, cotidianamente, mas que também os instiga ao convívio diário com saberes, ora desconhecidos, ora familiares, na tentativa de tamponar uma falta que não cessa de se inscrever. A leitura psicanalítica, que orientou as pesquisas, (re)vela os prazeres e desprazeres que mantém estes educadores em contato permanente com saberes incontroláveis e desconhecidos, divergentes das concepções que sustentam sua formação profissional, impregnada de certezas e saberes absolutos, distantes da realidade presente em suas salas de aula.

Palavras-chave : Memória Educativa; Formação Docente; Psicanálise.

        · texto em português     · pdf em português