8Memória educativa e formação docente: o lugar ou (não) lugar dos saberes nas investigações orientadas pela psicanálise author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

LIMA, Maira Sampaio Alencar and LIMA, Maria Celina Peixoto. As contribuições de Freud para o debate sobre educação e inibição intelectual. In Proceedings of the 8th O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2011 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100003&lng=en&nrm=iso> .

Freud apresentou diferentes concepções sobre a educação, por vezes, criticando-a como desencadeadora da neurose, ou aproximando-a da psicanálise enquanto profissão impossível. No texto sobre os Três Ensaios sobre a teoria da Sexualidade, Freud lançou os alicerces de temáticas importantes como a sublimação, o desejo de saber e a sexualidade infantil. Nesta obra, ele relaciona as pesquisas infantis à curiosidade sexual entrelaçando desejo de saber e sexualidade. A educação passa a ser citada em diversos textos, ora enquanto prática pedagógica, ora estando relacionada ao campo clínico. Tal aproximação com a clínica destaca a repressão da curiosidade sexual infantil, feita pela educação, como força motriz para a inibição do pensamento. Este trabalho visa: Apresentar o pensamento freudiano sobre a inibição intelectual e destacar a relação entre inibição, educação e sexualidade. Diante desta contextualização é possível concluir que as saídas apontadas para a curiosidade sexual, quais sejam: a inibição neurótica, as pesquisas como uma atividade sexual e a sublimação da libido associada a pulsão de saber, ocorrem de acordo com os desdobramentos do Complexo de Édipo. Tais saídas demonstram uma aproximação entre sexualidade e o desenvolvimento intelectual. Em 1908, Freud afirma que a educação tem um papel fundamental na inibição do pensamento, pois a repressão da sexualidade traz como resultado a debilidade do pensamento. Posteriormente, ele fundamenta tal assertiva ao explanar que a debilidade tem o intuito de causar uma autopunição, evitando o conflito entre o ego e o superego. Assim, observa-se que uma das contribuições da psicanálise para o campo educacional é um novo olhar sobre o problema da debilidade do pensamento, e a relação desta com o desenvolvimento da criança e a sexualidade, o que tira a problemática do campo orgânico e a lança no plano do psiquismo.

Keywords : Psicanálise; Educação; Inibição Intelectual.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese