8Desejo e sexualidade na constituição do conhecimento author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

COSTA, André Júlio and MOTA, Maria Veranilda Soares. Psicanálise e educação e a formação do pedagogo. In Proceedings of the 8th O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100008&lng=en&nrm=iso> .

O objetivo do presente trabalho é analisar a importância da Psicanálise para a formação docente nos cursos de Pedagogia. Partimos do pressuposto, que o pedagogo é o profissional responsável pela educação de crianças e que, esse poderia fazer uso das teorias psicanalíticas para uma reflexão da sua prática. No entanto, identificamos, a partir de uma análise dos cursos de Pedagogia, das principais universidades brasileiras, que a Psicanálise é, na maioria das instituições pesquisadas, trabalhada somente como um tópico dentro da disciplina Psicologia da Educação. Para entendermos melhor como acontece o estudo dessa temática, buscamos, por meio de entrevistas com professores do curso de Pedagogia, responsável pela disciplina em referência, confrontar os estudos que apontam a Psicanálise como elemento necessário para a prática pedagógica e a dinâmica do ensino desta na Pedagogia. Concluímos que o tempo dedicado aos estudos das ideias psicanalíticas é consideravelmente curto, não sendo possível desenvolver o conteúdo previsto; que a psicanálise ajuda na escuta do professor ao que o aluno traz, evitando julgamento moral; que a visão psicanalítica pode mostrar ao professor que não é somente ele o responsável pela detenção do conhecimento; que os estudos de Freud atraem o interesse dos estudantes de Pedagogia, apesar de não objetivar a utilização da Psicanálise para a prática docente, e sim para compreensão da vida pessoal; que os alunos da pedagogia não percebem como as ideias psicanalíticas podem possibilitar uma reflexão da sua prática, no processo de interação com o aluno, com a família, aluno- aluno, além de ajudar na compreensão da sexualidade e problemas de aprendizagem. Esta pesquisa mostra que a Psicanálise pode contribuir com a formação do pedagogo e, principalmente, no desenvolvimento da ética desse dentro da sua docência. Sendo assim, ao refletir o curso de formação de pedagogos é importante considerar questões apontadas nesse trabalho.

Keywords : Psicanálise e educação; Pedagogia; Formação de Professores.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese