8Um sujeito marcado pela expectativa da deficiência intelectual: aprendizagens possibilitadas pela escuta e pelo conhecimento da própria história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

GAVIOLI, Camille Apolinário. A aplicação da psicanálise à educação pensada a partir da proximidade entre tratar e educar - um retorno a Freud. In Anales del 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2011 [citado 25 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100011&lng=es&nrm=iso> .

Tomar o viés genealógico para fazer um percurso que aborde as relações entre tratar e educar em Freud parece ser uma via interessante para discutir a maneira como a questão da aplicação da psicanálise é entendida hoje. Neste caminho, a questão da proximidade entre tratar e educar fica evidente. Contudo, frequentemente, ela acaba rechaçada enquanto característica que marca esta relação, e o que se constata são leituras que sublinham a diferença entre os campos. Quais as conseqüências disso para a questão da aplicação, já que é somente no âmbito da aplicação da psicanálise à educação que as produções sublinham as diferenças?

        · texto en portugués     · pdf en portugués