8 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

A exclusão às avessas: tiro notas baixas porque eu não quero ser "nerd". In Anales del 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2011 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100021&lng=es&nrm=iso> .

O presente trabalho discorre sobre a posição subjetiva de um adolescente que, ao se sentir excluído em seu grupo, por tirar sempre notas máximas nas atividades e avaliações escolares, deixa de apresentar as lições e trabalhos exigidos pelos professores. Ao ser cobrado por sua mãe, relata que assim o faz por ser classificado como "nerd". Diante de tal questão, passamos a refletir sobre como o discurso da sociedade normativa exerce influência e exclui, não só os sujeitos que não conseguem obter sucesso na escola, mas também, aqueles que se destacam por obtê-lo. Assim, com base no discurso da psicanálise, discorremos sobre a ética, no sentido lacaniano de que não há um bem a ser atingido e a (im)possibilidade da Educação, à priori, já que o sujeito se dá em ato. O que isso pode nos apontar em direção à exclusão subjetiva de um sujeito em relação ao seu desejo de pertença a um grupo? Como esse sujeito se submete e ao mesmo tempo resiste às normas e regras de uma sociedade que dita como deve ser e fazer um bom estudante? As questões postas nos apontam possibilidades de rompimento com a lógica normativa e a negação da mesma como posição subjetiva.

Palabras llave : educação; ética; psicanálise; subjetividade.

        · texto en portugués     · pdf en portugués