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O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação
ISBN 978-85-60944-35-4 versión
on-line
ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line
Resumen
MARTINS, Gustavo Alexandre. A recusa em Freud e o mal-estar na educação.. In: O DECLINIO DOS SABERES E O MERCADO DO GOZO, 8., 2010, São Paulo. Anales electrnicos... FE/USP, Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100025&lng=es&nrm=abn>. Aceso en: 18 Mayo. 2024.
Este artigo é orientado a partir da construção de uma pesquisa de mestrado que visa investigar o posicionamento do sujeito de desejo na educação, especialmente aquele em que se pode localizar a recusa como significativo mecanismo de defesa na contemporaneidade. Pretende-se neste recorte investigar profundamente a evolução do conceito de recusa (Verleugnung) em Freud, dialogando com outras leituras sobre o termo. Em princípio, toda recusa é a rejeição da castração. Isto implica para o sujeito uma carência simbólica que impede o encadeamento de laços sociais. Em seguida, busca-se aproximar do tema central da pesquisa esboçando possíveis implicações deste mecanismo que, ao lado do recalque, configura outros contornos ao mal-estar na educação.
Palabras llave : Recusa; Mal-estar; Subjetividade.