8Algumas considerações sobre transferência e aprendizagem de línguaSobre a falta no analista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

MARTINS, Gustavo Alexandre. A recusa em Freud e o mal-estar na educação. In Anales del 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2011 [citado 29 Marzo 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100025&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo é orientado a partir da construção de uma pesquisa de mestrado que visa investigar o posicionamento do sujeito de desejo na educação, especialmente aquele em que se pode localizar a recusa como significativo mecanismo de defesa na contemporaneidade. Pretende-se neste recorte investigar profundamente a evolução do conceito de recusa (Verleugnung) em Freud, dialogando com outras leituras sobre o termo. Em princípio, toda recusa é a rejeição da castração. Isto implica para o sujeito uma carência simbólica que impede o encadeamento de laços sociais. Em seguida, busca-se aproximar do tema central da pesquisa esboçando possíveis implicações deste mecanismo que, ao lado do recalque, configura outros contornos ao mal-estar na educação.

Palabras llave : Recusa; Mal-estar; Subjetividade.

        · texto en portugués     · pdf en portugués