8Algumas considerações sobre transferência e aprendizagem de línguaSobre a falta no analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

MARTINS, Gustavo Alexandre. A recusa em Freud e o mal-estar na educação. In Anais do 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2011 [citado 06 Maio 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100025&lng=pt&nrm=iso> .

Este artigo é orientado a partir da construção de uma pesquisa de mestrado que visa investigar o posicionamento do sujeito de desejo na educação, especialmente aquele em que se pode localizar a recusa como significativo mecanismo de defesa na contemporaneidade. Pretende-se neste recorte investigar profundamente a evolução do conceito de recusa (Verleugnung) em Freud, dialogando com outras leituras sobre o termo. Em princípio, toda recusa é a rejeição da castração. Isto implica para o sujeito uma carência simbólica que impede o encadeamento de laços sociais. Em seguida, busca-se aproximar do tema central da pesquisa esboçando possíveis implicações deste mecanismo que, ao lado do recalque, configura outros contornos ao mal-estar na educação.

Palavras-chave : Recusa; Mal-estar; Subjetividade.

        · texto em português     · pdf em português