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O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

RIZZI, Helena Julio. Sobre a falta no analista. In Anales del 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2011 [citado 24 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100026&lng=es&nrm=iso> .

Seja quando está com o médico, seja quando está com o analista, o paciente traz seu sintoma e procura respostas: quer saber o que há, por que e o que fazer. O médico oferece-lhe informações, sugestões ou medicamentos. O analista, no entanto, não atende a essa demanda por respostas; se atendesse, ele assumiria o lugar daquele que sabe e pode oferecer este saber, enquanto o analisando ficaria como aquele que não sabe e precisa receber. Este trabalho propõe-se a realizar uma discussão clínico-teórica acerca da posição do analista diante deste pedido feito por pacientes atendidos no Instituto da Criança, HC-FMUSP. A experiência na instituição médica mostra que, enquanto o discurso médico se atém àquilo que sabe, mensura, observa e examina, ou seja, àquilo que conhece ou pode classificar dentro do espectro por ele conhecido, o analista desconhece e, por desconhecer, não responde às perguntas: as faz. O paciente depara-se, então, com a falta no analista, pois ele não tem todas as respostas, não sabe de todas as coisas. Deste modo, há a abertura para a assunção de que aquilo que se tem nada mais é do que a própria falta do sujeito, independente de analista ou não: esta é a falta que o discurso médico tenta escamotear. O analista propõe-se a escutar o paciente, considerando que este sabe algo sem saber: o saber inconsciente. Será apresentado um caso clínico, em que a falta no analista possibilitou, durante os atendimentos, o trabalho com a falta no paciente.

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