Servicios
O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação
ISBN 978-85-60944-35-4 versión
on-line
ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line
Resumen
DINIZ, Margareth, TORRES, Marco Antonio, ITABORAY, Claudia et al. A conversação e a intervenção sobre o mal-estar docente e o abuso sexual infantil. In Anales del 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2011 [citado 26 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100040&lng=es&nrm=iso> .
O grupo interdisciplinar da Universidade Federal de Ouro Preto que desenvolve o Programa nomeado como Caleidoscópio de pesquisa/extensão, se situa na proposição de um regime multidisciplinar de saberes-práticas buscando escutar por um lado o mal-estar docente e por outro os sintomas sociais manifestos nos discursos de crianças e adolescentes que vivem situações de violação de seus direitos, especialmente situações de abuso sexual. O presente trabalho decorre de uma ação orientada pela prática da conversação com professoras que visa interrogar e deslocar os conhecimentos pulverizados que circundam tanto as práticas docentes quanto os aparatos sociais de proteção e atendimento às crianças e adolescentes na cidade de Ouro Preto/MG que se vêm impotentes diante de tais acontecimentos fazendo circular um discurso congruente com a naturalização do abuso sexual. O que se pretende com este trabalho realizado por muitos é interrogar essa naturalização discursiva que vê a criança como objeto de gozo do adulto inaugurando um campo ético que possa fazer deslocar os saberes-prática até então produzidos.