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O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

RESZKA, Maria de Fátima and GRAZIOLA JUNIOR, Paulo Gaspar. De Homo Sapiens à Homo Zappiens: sofrimento psíquico dos professores em formação diante das tecnologias digitais. In Proceedings of the 8th O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2011 [cited 19 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100043&lng=en&nrm=iso> .

Este artigo busca refletir sobre a transição do homo sapiens, o homem em busca do conhecimento, do saber, ao homo zappiens, cidadão virtual, que sabe zapear, utilizar várias tecnologias digitais ao mesmo tempo (VEEN E VRAKKING, 2009). O mesmo faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Digital UNISINOS/CNPq (GPEdu), que tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas no contexto da educação, diante do uso das Tecnologias Digitais (TDs) e o sofrimento psíquico advindo desse processo, para (re)pensarmos a formação docente. Como percurso metodológico, estamos fazendo um levantamento bibliográfico dos últimos 20 anos e o uso das tecnologias na escola. Para isso, procura-se articular a Teoria da Metáfora da Hospitalidade buscando luz junto à Psicanálise, para entender através da escuta o sofrimento psíquico dos professores e o momento que esses estão vivendo. Dentro da Teoria da Metáfora da Hospitalidade (CIBORRA, 2002), a hospitalidade é então o comportamento que revela o esforço humano para lidar com a incerteza que está sempre envolvida ao hospedarmos uma nova tecnologia: durante o processo de hospedagem, pode-se descobrir a nova tecnologia como um hóspede muito agradável, ou ela pode, ao contrário, se revelar um inimigo, roubando o território do hospedeiro e fazendo dele um refém. Podendo, dessa forma, desencadear angústias, gerando sofrimentos. O sofrimento é um entrelaçamento entre as condições subjetivas e as condições objetivas histórico-culturais (AGUIAR& ALMEIDA, 2008). As mesmas autoras apontam para um mal-estar docente como um sintoma psíquico, que nasce do enodamento do corpo com o discurso social e a fantasia do sujeito. Esteve (1999) descreve a expressão mal-estar docente para entendermos os efeitos permanentes, de caráter negativo, que afetam a personalidade do educador como resultado das condições psicológicas e sociais em que exerce a docência, devido à mudança social acelerada. Como a pesquisa encontra-se em andamento, procura-se por meio deste artigo, provocar uma discussão maior sobre esses aspectos e possíveis sintomas que desse advém.

Keywords : hospitalidade; sofrimento psíquico; formação docente; tecnologias digitais.

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