8Reciclagem do saber para não ser consumido: os serviços gerais no particular de uma escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

Pompeu Maria Lígia, Archangelo Ana. Medos no âmbito educacional. In: Anais do 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo [Anais online]; 2010  Nov 11-13; São Paulo, SP, Brasil. 2011 [citado 2024 Maio 15]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100047&lng=pt&nrm=van .

Esta pesquisa investiga os medos vividos e sentidos pelos profissionais que atuam na escola, analisando-os a partir de três dimensões interrelacionadas: o mundo interno do sujeito que sente medo, a dinâmica da instituição educacional e a lógica social atual, a qual modifica, de alguma maneira, os comportamentos e as formas de sentir. Foram entrevistados profissionais, entre professores e diretores, de escolas públicas do estado de São Paulo, com a finalidade de entender a origem de seus medos e dos medos vividos atualmente, que os colocam frente a situações de insegurança. Tendo como referenciais a psicanálise e a sociologia, a pesquisa mostra que os medos predominantes estão relacionados à perda de controle e a medos relacionados à crise de autoridade do professor. Além disso, a pesquisa aponta que, embora alguns medos sentidos sejam nomeáveis, definíveis, eles não são sinônimos de "fraquezas pessoais", e que a instituição escolar tem, não só alguma participação na produção dos medos do sujeito, mas também, fundamentalmente, uma responsabilidade institucional no seu acolhimento e elaboração.

Palavras-chave : medo; profissionais da educação; psicanálise e educação.

        · texto em português     · pdf em português