8Entre a letra e o nome: impasses subjetivos presentes no processo de alfabetização author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

SILVA, Marianna da Gama e. Atenção, sintoma! Sentidos e significações atribuídos ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. In Proceedings of the 8th O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2011 [cited 20 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100051&lng=en&nrm=iso> .

Este trabalho faz parte de um projeto de mestrado em curso que visa refletir sobre os sentidos e significações atribuídos ao Transtorno de Déficit de Atenção e I. Utilizaremos o método de pesquisa clínico-qualitativo e o trabalho será dividido em dois momentos. Primeiramente, realizaremos uma pesquisa bibliográfica e levantaremos elementos do espaço social e epistêmico que revestem este controverso diagnóstico e quais seus efeitos sobre a subjetividade das crianças, para então discutir sobre a diversidade clínica envolvida nesta nomenclatura que reduz manifestações subjetivas e sociais à categoria de transtorno. Num segundo momento, pretendemos realizar uma pesquisa de campo (entrevistas) com professores e examinaremos os achados à luz da psicanálise freudo-lacaniana. Muito já foi escrito a respeito da psicopatologização das questões escolares sob o nome de TDAH, entretanto faltam estudos dirigidos, especificamente, a repercussão deste fato na prática dos professores e a compreensão dos sentidos e significados conferidos pelos mesmos a este fenômeno. O paradigma psicanalítico embasará o projeto, trará uma reflexão do trajeto epistemológico organicista do quadro de TDAH e apresentará um contraponto entre a noção de transtorno e o entendimento de sintoma apresentado pela Psicanálise como tratamento ao real da angústia. Este projeto de pesquisa poderá, também, contribuir como um espaço de reflexão ética e propiciar práticas educacionais mais críticas.

Keywords : TDAH; impasses escolares; psicanálise; medicalização; educação.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese