8Atenção, sintoma! Sentidos e significações atribuídos ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

SILVA, Marlene Maria Machado da and SANTIAGO, Ana Lydia. Entre a letra e o nome: impasses subjetivos presentes no processo de alfabetização. In Proceedings of the 8th O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2011 [cited 25 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100052&lng=en&nrm=iso> .

Os desafios com os quais as escolas têm se deparado na atualidade exigem dos professores e pesquisadores uma busca constante de diálogo entre as várias áreas de atuação profissional, na tentativa de ampliarmos os limites de cada uma e contribuirmos para a superação dos problemas da contemporaneidade. Nesse sentido, este texto pretende estabelecer um dialogo entre as perspectivas apontadas pelas professoras alfabetizadoras no uso do nome próprio no processo de alfabetização e as produções de Emília Ferreiro (Educação) e Lacan (Psicanálise) sobre o nome próprio. Emília Ferreiro, pesquisadora de referência para a Educação, descreve a psicogênese da língua escrita, ou seja, como ocorre o processo de aquisição da mesma pela criança; Lacan, psicanalista de referência para a Psicanálise, investiga a constituição psíquica do sujeito, revendo e ampliando alguns conceitos construídos por Freud e trazendo novos conceitos que possibilitam uma maior compreensão dos sintomas contemporâneos.

Keywords : Alfabetização; subjetividade; nome próprio.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese