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O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

PALHARES, Odana. Quando o declínio do saber é necessário.. In: O DECLINIO DOS SABERES E O MERCADO DO GOZO, 8., 2010, São Paulo. Anais eletrnicos... FE/USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100055&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 28 Abr. 2024.

Diante de uma criança com problemas de aprendizagem os adultos, em geral, acreditam ter saberes que podem explicar e resolver o problema. Existe toda uma nosografia médica e psicológica à disposição dos profissionais que se propõem a trabalhar nessa área. A psicanálise não ignora a pertinência desses estudos, mas faz uma crítica contundente a utilização dessa nosografia, muitas vezes aplicada sem o devido critério. Tornada lugar comum, encontramos professores referindo-se às crianças com problemas de aprendizagem, dizendo que essa ou aquela criança é disléxica ou hiperativa. Há saberes que apaziguam a posição do adulto diante da criança que sofre as vicissitudes no aprender. No entanto, buscamos aqui o saber inconveniente, ou seja, aqueles que atrapalham porque, segundo Voltolini (2007) "... desorganizam um sistema que só se organiza a custa de seu recalcamento". O recalcamento não indica ignorância de um saber, "apenas" a sua inconveniência, no sentido de que este saber implicaria num alto custo psíquico. Em verdade, a condição humana implica sempre num alto custo psíquico, pois se há recalque o custo é a neurose, se não o há, o custo é, por exemplo, a psicose.

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