8 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

AGUIAR, Rosana Márcia Rolando y ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Violência na escola: reflexões acerca da (re)construção dos laços de autoridade no cotidiano escolar. In Anales del 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2011 [citado 18 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100068&lng=es&nrm=iso> .

Este artigo visa discutir a urgência da (re)construção dos laços de autoridade, na escola, pela via do reconhecimento da importância da função paterna e do Nome-do-Pai, na educação e na sociedade. Problematiza, ainda, à luz de alguns pressupostos da psicanálise, a violência na escola e suas conseqüências no cotidiano escolar, bem como seus efeitos na sociedade, em geral. As considerações finais serão apresentadas em torno de algumas iniciativas e ações pedagógicas voltadas para o investimento na reconstrução dos laços sociais e da autoridade, na escola, como possibilidade de elaboração psíquica e enfrentamento das violências. A formação clínica de professores, com dispositivos centrados na análise e reflexão de práticas docentes e ancorada na tradição e na transmissão cultural de valores morais e éticos e no reconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos da educação, é considerada essencial na (re)construção dos laços sociais, no cotidiano das escolas.

Palabras llave : Escola; violência; professor; autoridade; psicanálise.

        · texto en portugués     · pdf en portugués