8 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

CESARIS, Delia María Carmen De y PALHARES, Odana. A problemática da formação de professores no âmbito dos trabalhos publicados no Brasil sobre psicanálise e educação. In Anales del 8 O declínio dos saberes e o mercado do gozo, 2010, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2011 [citado 20 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100073&lng=es&nrm=iso> .

Este trabalho propõe analisar a problemática da formação de professores, na produção acadêmica dos últimos vinte anos no Brasil, no âmbito da psicanálise e da educação, tendo em conta quatro vertentes: a) a leitura psicanalítica do processo de formação do professor; b) a formação em psicanálise de profissionais da área de educação; c) a leitura psicanalítica da formação de formadores e d) espaços de escuta psicanalítica de professores em serviço. As profundas transformações do mundo atual e as expectativas de formação das novas gerações precisam de sujeitos autônomos, participativos, em consonância com a diversidade cultural e os direitos individuais, por tanto, a elaboração teórico-conceitual no campo da formação de professores e educadores sociais, demanda da dimensão subjetiva como condição sine qua non na consecução de qualquer projeto educacional. Para tal fim, a psicanálise se constitui no suporte teórico que permite o resgate da subjetividade nos contextos sócio educativos, levando em consideração a complexidade do sujeito-professor e do sujeito-educador social.

        · texto en portugués     · pdf en portugués