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O declínio dos saberes e o mercado do gozo
a psicanálise na educação

ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

CESARIS, Delia María Carmen De e PALHARES, Odana. A problemática da formação de professores no âmbito dos trabalhos publicados no Brasil sobre psicanálise e educação.. In: O DECLINIO DOS SABERES E O MERCADO DO GOZO, 8., 2010, São Paulo. Anais eletrnicos... FE/USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100073&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 28 Abr. 2024.

Este trabalho propõe analisar a problemática da formação de professores, na produção acadêmica dos últimos vinte anos no Brasil, no âmbito da psicanálise e da educação, tendo em conta quatro vertentes: a) a leitura psicanalítica do processo de formação do professor; b) a formação em psicanálise de profissionais da área de educação; c) a leitura psicanalítica da formação de formadores e d) espaços de escuta psicanalítica de professores em serviço. As profundas transformações do mundo atual e as expectativas de formação das novas gerações precisam de sujeitos autônomos, participativos, em consonância com a diversidade cultural e os direitos individuais, por tanto, a elaboração teórico-conceitual no campo da formação de professores e educadores sociais, demanda da dimensão subjetiva como condição sine qua non na consecução de qualquer projeto educacional. Para tal fim, a psicanálise se constitui no suporte teórico que permite o resgate da subjetividade nos contextos sócio educativos, levando em consideração a complexidade do sujeito-professor e do sujeito-educador social.

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