9NAD: Núcleo de Apoio ao Discente do Instituto Cenecista de Ensino Superior/IESA: locus de reflexões no ensino superior sobre o mal- estar na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

BARROS, Jane Fischer. O espaço da oficina na escola como um lugar para a invenção de si. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100010&lng=es&nrm=iso> .

O artigo problematiza os espaços de invenção de si abertos - ou não - nas escolas. Objetiva-se pensar como se produz a subjetividade a partir do ordenamento dos sistemas simbólicos transmitidos pelo social, pois acredita-se que o sujeito é efeito desse processo consolidado a partir de significantes que a cultura lhe oferece.

Palabras llave : invenção de si; oficina pedagógica; narrativa.

        · texto en portugués     · pdf en portugués