9NAD: Núcleo de Apoio ao Discente do Instituto Cenecista de Ensino Superior/IESA: locus de reflexões no ensino superior sobre o mal- estar na educaçãoAdolescence and violence: the encouter with traumatic real índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

FERREIRA, Mônica Baldiotti Campolina y PEREIRA, Marcelo Ricardo. O mal-estar docente na educação infantil. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100012&lng=es&nrm=iso> .

Buscando entender o que pode ser caracterizado como mal-estar docente na Educação. Infantil e os seus efeitos, levantamos os problemas que as professoras mais citam; os fatores do desgaste da profissão e refletimos sobre possíveis saídas, através do grupo focal. O mal-estar é constitutivo daquele que se aliena das propostas civilizatórias, queixa das tarefas impossíveis, mas envolve-se sempre em projetos como forma atenuante do mal-estar.

Palabras llave : mal-estar docente; educação infantil; grupo focal; psicanálise.

        · texto en portugués     · pdf en portugués