9Psicanálise na formação de professores do ensino superior: uma proposta de intervenção author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

REZENDE, Tânia M. A. Campos. Da criança-problema à criança como enigma. In Proceedings of the 9th Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2012 [cited 02 May 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100016&lng=en&nrm=iso> .

A escola de educação infantil tem importante papel na subjetivação das crianças. Um espaço de circulação da palavra e de escuta é um dispositivo que pode auxiliar os professores a enfrentarem a angústia inerente à sua prática, sem apagar a dimensão singular de alunos, professores e demais profissionais da escola. Nenhum rótulo ou descrição recobre a dimensão do enigma que toda criança oferece no encontro com o educador.

Keywords : psicanálise; educação infantil; orientação de professores; conversação; criança-problema; inclusão.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese