Serviços
Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação
ISBN 978-85-60944-35-4 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line
Resumo
REZENDE, Tânia M. A. Campos. Da criança-problema à criança como enigma.. In: RETRATOS DO MAL - ESTAR COMTEMPORANEO NA EDUCACAO, 9., 2012, São Paulo. Anais eletrnicos... FE/USP, Disponvel em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100016&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 15 Maio. 2024.
A escola de educação infantil tem importante papel na subjetivação das crianças. Um espaço de circulação da palavra e de escuta é um dispositivo que pode auxiliar os professores a enfrentarem a angústia inerente à sua prática, sem apagar a dimensão singular de alunos, professores e demais profissionais da escola. Nenhum rótulo ou descrição recobre a dimensão do enigma que toda criança oferece no encontro com o educador.
Palavras-chave : psicanálise; educação infantil; orientação de professores; conversação; criança-problema; inclusão.