Serviços
Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação
ISBN 978-85-60944-35-4 versão
on-line
ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line
Resumo
REZENDE, Tânia M. A. Campos. Da criança-problema à criança como enigma. In Anais do 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 29 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100016&lng=pt&nrm=iso> .
A escola de educação infantil tem importante papel na subjetivação das crianças. Um espaço de circulação da palavra e de escuta é um dispositivo que pode auxiliar os professores a enfrentarem a angústia inerente à sua prática, sem apagar a dimensão singular de alunos, professores e demais profissionais da escola. Nenhum rótulo ou descrição recobre a dimensão do enigma que toda criança oferece no encontro com o educador.
Palavras-chave : psicanálise; educação infantil; orientação de professores; conversação; criança-problema; inclusão.