9Psicanálise na formação de professores do ensino superior: uma proposta de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

Rezende Tânia M. A. Campos. Da criança-problema à criança como enigma. In: Anais do 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação [Anais online]; 2012  Out 18-20; São Paulo, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 14]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100016&lng=pt&nrm=van .

A escola de educação infantil tem importante papel na subjetivação das crianças. Um espaço de circulação da palavra e de escuta é um dispositivo que pode auxiliar os professores a enfrentarem a angústia inerente à sua prática, sem apagar a dimensão singular de alunos, professores e demais profissionais da escola. Nenhum rótulo ou descrição recobre a dimensão do enigma que toda criança oferece no encontro com o educador.

Palavras-chave : psicanálise; educação infantil; orientação de professores; conversação; criança-problema; inclusão.

        · texto em português     · pdf em português