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Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

LERNER, Ana Beatriz Coutinho and SAYAO, Paula Fonseca Fontana Yara. Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educação. In Proceedings of the 9th Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2012 [cited 26 April 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100021&lng=en&nrm=iso> .

O Plantão Institucional é um serviço oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do IP-USP para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, da Saúde Mental e Assistência Social. Criado em 1997, o Plantão Institucional já atendeu mais de sessenta instituições, dentre as quais se encontram escolas públicas de ensino fundamental e educação infantil, equipamentos de complementação à escola, casas-abrigo e equipes multidisciplinares ligadas às Secretarias Municipais de Educação e Saúde de diversos municípios. Tem como objetivo incidir sobre o engendramento de sentidos produzidos socialmente pelos profissionais que atuam no campo e que, muitas vezes, fazem obstáculo ao seu fazer cotidiano e concorrem para a produção do mal-estar contemporâneo na educação. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas, individual e coletivamente, para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo. Quinze anos após a criação do Plantão Institucional, pretendemos com esse texto revisitar os fundamentos teórico-práticos desse dispositivo de escuta e trazer ao plano de análise alguns recortes do trabalho institucional para analisar os efeitos dessa modalidade de intervenção diante do mal estar contemporâneo na educação.

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