9Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educaçãoVicissitudes da transferência na relação professor-aluno adolescente na atualidade author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


On-line ISBN 978-85-60944-35-4

Abstract

DINIZ, Margareth and SILVA, Lealce Mendes da. Inibição com o saber: resta mal-estar?. In Proceedings of the 9th Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brazil) [online]. 2012 [cited 28 March 2024]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100022&lng=en&nrm=iso> .

O presente trabalho visa reconhecer a subjetividade e a implicação do sujeito em seu sintoma e analisar o fenômeno contemporâneo nomeado "fracasso escolar" como sintoma circunscrito à inibição com o saber, este, sendo algo que faz o sujeito paralisar-se e recolher-se em situações de confronto com o saber, de modo absolutamente singular.

Keywords : Inibição com o saber; Fracasso; Mal-estar.

        · text in portuguese     · pdf in portuguese