9Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educaçãoVicissitudes da transferência na relação professor-aluno adolescente na atualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

DINIZ, Margareth y SILVA, Lealce Mendes da. Inibição com o saber: resta mal-estar?. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100022&lng=es&nrm=iso> .

O presente trabalho visa reconhecer a subjetividade e a implicação do sujeito em seu sintoma e analisar o fenômeno contemporâneo nomeado "fracasso escolar" como sintoma circunscrito à inibição com o saber, este, sendo algo que faz o sujeito paralisar-se e recolher-se em situações de confronto com o saber, de modo absolutamente singular.

Palabras llave : Inibição com o saber; Fracasso; Mal-estar.

        · texto en portugués     · pdf en portugués