9Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educaçãoVicissitudes da transferência na relação professor-aluno adolescente na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

DINIZ, Margareth e SILVA, Lealce Mendes da. Inibição com o saber: resta mal-estar?. In Anais do 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo (SP, Brasil) [online]. 2012 [citado 29 Abril 2024]. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100022&lng=pt&nrm=iso> .

O presente trabalho visa reconhecer a subjetividade e a implicação do sujeito em seu sintoma e analisar o fenômeno contemporâneo nomeado "fracasso escolar" como sintoma circunscrito à inibição com o saber, este, sendo algo que faz o sujeito paralisar-se e recolher-se em situações de confronto com o saber, de modo absolutamente singular.

Palavras-chave : Inibição com o saber; Fracasso; Mal-estar.

        · texto em português     · pdf em português