9Plantão institucional: uma modalidade de intervenção no mal estar contemporâneo na educaçãoVicissitudes da transferência na relação professor-aluno adolescente na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de trabalhos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versão on-line

Resumo

Diniz Margareth, Silva Lealce Mendes da. Inibição com o saber: resta mal-estar?. In: Anais do 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação [Anais online]; 2012  Out 18-20; São Paulo, SP, Brasil. 2012 [citado 2024 Maio 14]. Disponvel em: URL: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100022&lng=pt&nrm=van .

O presente trabalho visa reconhecer a subjetividade e a implicação do sujeito em seu sintoma e analisar o fenômeno contemporâneo nomeado "fracasso escolar" como sintoma circunscrito à inibição com o saber, este, sendo algo que faz o sujeito paralisar-se e recolher-se em situações de confronto com o saber, de modo absolutamente singular.

Palavras-chave : Inibição com o saber; Fracasso; Mal-estar.

        · texto em português     · pdf em português