9Vicissitudes da transferência na relação professor-aluno adolescente na atualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

SPAGNUOLO, Lenara Spedo. Sobre a inclusão minúscula. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100024&lng=es&nrm=iso> .

No presente trabalho discutiremos a inclusão escolar à luz da psicanálise. Questionaremos as políticas de Inclusão que versam sobre alunos portadores de necessidades educativas especiais, pois ao generalizarem um processo que é singular acabam por excluir sujeitos. Como ilustração trazemos um breve relato de caso de inclusão escolar para que possamos pensar a importância desse processo ir para além da via pedagógica.

Palabras llave : psicanálise; educação e inclusão escolar.

        · texto en portugués     · pdf en portugués