9Considerações sobre a arte do fuxico numa articulação com a inibição da aprendizagemAcompanhamento terapêutico e contituição psíquica: relatos de um avanço índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

CORTIZO, Telma Lima y ORNELLAS, Maria de Lourdes Soares. O professor contemporâneo afetado nas bordas da angústia!. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100027&lng=es&nrm=iso> .

Este estudo nomeado O professor contemporâneo afetado nas bordas da angústia teve como objetivo investigar como o professor tem sido afetado pela angústia, na busca de aguçar o debate em torno do lugar e da posição do professor-sujeito nesse cenário. O aporte teórico sustentou-se na psicanálise e educação acompanharam esse percurso: Freud (1925-1926), Lacan (1962-1963), Bauman (1998); Ornellas (2005), dentre outros.

Palabras llave : professor-sujeito; (des)encanto; angústia e saber fazer.

        · texto en portugués     · pdf en portugués