9O conhecimento e o saber na psicose infantilO adolescente em estado de dupla exceção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

GUIMARAES, Marcela Rêda, RIBEIRO, Matheus Fernando Felix y VORCARO, Angela Maria Resende. As contribuições de Jacques Lacan sobre a forma de tratamento empregada por Melanie Klein no Caso Dick. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100035&lng=es&nrm=iso> .

Melanie Klein, no artigo "A importância da formação de símbolos no desenvolvimento do ego", de 1930, apresenta fragmentos da análise de um garoto de quatro anos, Dick. No artigo referido Melanie Klein afirma que através da ansiedade advinda do sadismo do próprio sujeito e da tentativa de destruição do objeto, surgem as primeiras identificações e em decorrência destas o simbolismo, fundamento de toda fantasia, sublimação e da relação do indivíduo com a realidade. A partir das referências feitas por Lacan ao caso Dick, pretendemos uma releitura do artigo citado na tentativa de discutir através da contribuição lacaniana as formas de tratamento empregadas por Melanie Klein neste caso. A maneira como Melanie Klein conduziu o caso do garoto Dick é peculiar; ela verbaliza o simbolismo para seu paciente partindo do interesse do garoto em trens e estações, pegando os trenzinhos de brinquedo em seu consultório e afirmando tratar-se o menor deles de "trem Dick" e o maior deles de "trem-papai". Lacan afirma: "Melanie Klein enfia o simbolismo, com a maior brutalidade, no pequeno Dick! Ela começa jogando imediatamente em cima dele as interpretações maiores. Ela o joga numa verbalização brutal do mito edípico, quase tão revoltante para nós quanto para qualquer leitor – Você é o trenzinho, você quer foder a sua mãe." (LACAN, 1954 p. 79) Apesar do que, segundo Lacan, aparece como uma brutalidade o mesmo confirma que "é certo que depois dessa intervenção, alguma coisa se produz. Tudo está aí." (Lacan, 1930, p.79). Dick faz grandes progressos a partir da análise com Melanie Klein. A que se devem tais progressos de acordo com a teoria lacaniana? Lacan ao analisar o tratamento empregado por Melanie Klein afirma que a psicanalista não faz interpretações, ela joga com o que já conhece de sua prática clínica com crianças e com suas próprias ideias. Ela lança em Dick manifestação do seu inconsciente, ao que Lacan, nos lembra de sua fórmula: O inconsciente é o discurso do outro.

        · texto en portugués     · pdf en portugués