9Sobre o mal estar, um corpo do(c)ente: a mulher-professora e seu encontro com as diferenças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

VASCONCELOS, Renata Nunes y MIRANDA, Margarete Parreira. Psicanálise, educação e o mal estar na formação de professores. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100048&lng=es&nrm=iso> .

Trata-se de um artigo referenciado em um projeto de pesquisa teórica, em andamento, que investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011. Esse projeto, aprovado pelo CNPQ, está sendo trabalhado por alunos e professores vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico, ligados à Universidade do Estado de Minas Gerais. Exploramos em nossas investigações os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação dos professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando a margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.

Palabras llave : formação de professores; educação; psicanálise.

        · texto en portugués     · pdf en portugués