9Psicanálise, educação e o mal estar na formação de professoresEl niño que nos ocupa: algunas puntualizaciones acerca del trabajo educativo con niños en la primera infancia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação


ISBN 978-85-60944-35-4 versión on-line

Resumen

FERRAZ, Cláudia Itaborahy y DINIZ, Margareth. Sobre o mal estar, um corpo do(c)ente: a mulher-professora e seu encontro com as diferenças. In Anales del 9 Retratos do mal - estar comtemporâneo na educação, 2012, São Paulo, São Paulo, São Paulo (SPSPSP, Brasil) [online]. 2012 [citado 12 Abril 2021]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032012000100049&lng=es&nrm=iso> .

Perceber o que se repete e pausar para uma construção teórica que vá de encontro ao discurso de mulheres-professoras que trazem como queixa a diferença e como imagem um corpo esteticamente e subjetivamente marcado por inércia, alguma impossibilidade diante do outro que não é ideal, mas real. Trata-se de interrogações sobre papel, lugar, corpo, atuação da professora em meio às urgências da contemporaneidade.

Palabras llave : mal estar docente; corpo; diferença; feminino.

        · texto en portugués     · pdf en portugués