8, v.1Evaluation in science and technology: the peers' role in reviewing papers for publication in journals author indexsubject indexsearch form
Home Pagealphabetic event listing  

Brazilian Nursing Communication Symposium
SIBRACEN


Abstract

CAVALCANTI, Pacífica Pinheiro, FERNANDES, Ana Fátima Carvalho and RODRIGUES, Maria Socorro Pereira. A comunicação no grupo de auto-ajuda, como suporte na reabilitação de mulheres mastectomizadas. In Proceedings of the 8. Brazilian Nursing Communication Symposium, 2002, San Pablo (SP, Brazil) [online]. 2002 [cited 24 February 2021]. Available from: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100001&lng=en&nrm=iso> .

O estudo objetivou estimular a comunicação entre mulheres mastectomizadas que freqüentam um grupo de auto-ajuda, promover a elevação da auto-estima melhorando a qualidade de vida e a harmonização pessoal; desencadear vivências grupais que proporcionem troca de experiências e "desabafos". Participaram do estudo mulheres integrantes do grupo GEPAM (Grupo de Ensino, Pesquisa, Auto-ajuda e Assistência à Mulher Mastectomizada). Foram entrevistadas 10 mulheres nos meses de dezembro de 2000 a fevereiro de 2001. Os depoimentos foram organizados de acordo com a análise de conteúdo e agrupados em categorias como propõem (Rodrigues e Leopardi, 1999). A comunicação no grupo foi definida conforme as temáticas: partilha de sentimentos e necessidades, mecanismos de solução para as dificuldades referidas pelas mulheres; espaço educativo para o enfrentamento "adequado" da problemática; espaço interativo oportunizando amizades e troca de experiências. Pode-se perceber que a comunicação é um forte mecanismo utilizado pelas mulheres mastectomizadas, para reforçar e elevar a própria auto-estima, melhorar a qualidade de vida e obter uma harmonização interior.

Keywords : comunicação; reabilitação; mulheres mastectomizadas.

        · abstract in english     · text in portuguese     · pdf in portuguese