8, v.1The meaning of hydrotherapy: a study with adult womenEyes and ears open: discourse fragments about the nursing formation process índice de autoresíndice de materiabúsqueda de trabajos
Home Pagelista alfabética de eventos  

Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN


Resumen

PELA, Nilza Teresa Rotter, GALANTE, Anderson Cleyton y GABRIELLI, Joyce M. Worschech. Aluno (homem) de enfermagem: seu significado para universitários. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100004&lng=es&nrm=iso> .

Identificou-se como os elementos símbolo, referente e referência da Teoria Representacional do Significado de Ogden e Richards seriam contemplados à pergunta: "Quando falo em aluno (homem) de enfermagem, o que lhe vem à cabeça? As respostas foram submetidas à Análise de Prosa (ANDRÉ,1983). Foram estudados 461 sujeitos: 120 do curso enfermagem e 341 do curso biomedicina. Há predomínio do elemento referência (398 sujeitos) seguido do referente (279 sujeitos); o símbolo apareceu com baixa freqüência (5 sujeitos). Quanto à referência pode-se constatar que há polaridade positiva (merece respeito, normal, atribui créditos à pessoa, transformador social) e negativa (declaração explícita de homossexualidade, preconceito de papel de gênero, identificação por adjetivos peculiares ao gênero feminino, descreve preconceito quanto ao profissional/aluno, preconceito pelo curso, declaração de existência de preconceito e garanhão). Quanto ao referente, as respostas descreveram com adequacidade as características da profissão. Entre os homens, a categoria com maior percentual foi declaração explicita de homossexualidade, entre as mulheres as categorias futuro profissional, descreve atributos inerentes à profissão e atribui créditos à pessoa com percentual de 14,9%; entre alunos de biomedicina a categoria prevalente foi aluno como outro qualquer (21,4%) e entre os de enfermagem foi a categoria atribui créditos à pessoa (24,1%).

Palabras llave : alunos de enfermagem; preconceito.

        · resumen en inglés     · texto en portugués     · pdf en portugués