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Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería
SIBRACEN
Resumen
PELA, Nilza Teresa Rotter, GALANTE, Anderson Cleyton y GABRIELLI, Joyce M. Worschech. Aluno (homem) de enfermagem: seu significado para universitários. In Anales del 8. Simposio Brasileño de Comunicación en Enfermería, 2002, San Pablo (SP, Brasil) [online]. 2002 [citado 19 Abril 2024]. Disponible en: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000052002000100004&lng=es&nrm=iso> .
Identificou-se como os elementos símbolo, referente e referência da Teoria Representacional do Significado de Ogden e Richards seriam contemplados à pergunta: "Quando falo em aluno (homem) de enfermagem, o que lhe vem à cabeça? As respostas foram submetidas à Análise de Prosa (ANDRÉ,1983). Foram estudados 461 sujeitos: 120 do curso enfermagem e 341 do curso biomedicina. Há predomínio do elemento referência (398 sujeitos) seguido do referente (279 sujeitos); o símbolo apareceu com baixa freqüência (5 sujeitos). Quanto à referência pode-se constatar que há polaridade positiva (merece respeito, normal, atribui créditos à pessoa, transformador social) e negativa (declaração explícita de homossexualidade, preconceito de papel de gênero, identificação por adjetivos peculiares ao gênero feminino, descreve preconceito quanto ao profissional/aluno, preconceito pelo curso, declaração de existência de preconceito e garanhão). Quanto ao referente, as respostas descreveram com adequacidade as características da profissão. Entre os homens, a categoria com maior percentual foi declaração explicita de homossexualidade, entre as mulheres as categorias futuro profissional, descreve atributos inerentes à profissão e atribui créditos à pessoa com percentual de 14,9%; entre alunos de biomedicina a categoria prevalente foi aluno como outro qualquer (21,4%) e entre os de enfermagem foi a categoria atribui créditos à pessoa (24,1%).
Palabras llave : alunos de enfermagem; preconceito.